quinta-feira, 28 de junho de 2012

TAM Fidelidade x Smiles. Onde acumular?

Os dois programas de milhagem mais conhecidos no Brasil são o TAM Fidelidade e o Smiles, que começou na Varig e foi (felizmente) continuado pela Gol. Até há algum tempo atrás, o Fidelidade parecia ser o mais completo, principalmente pelo fato da TAM ser integrante da Star Alliance e permitir emissão de bilhetes de outras companhias aéreas também pertencentes à aliança. No entanto, o cenário mudou nos últimos meses e tende a mudar ainda mais nos próximos.

Embora a Gol não faça parte de nenhuma aliança global, alguns acordos firmados entre a empresa e outras companhias estrangeiras, permitem a emissão de bilhetes nestas Cias. utilizando pontuação do Smiles. Ou seja, se você com as milhas do Smiles, você pode emitir bilhetes na Air France/KLM, Delta e, em breve, na Qatar Airways. E, caso voe nestas empresas, também pode acumular milhas no programa. Com isto, o Smiles ficou mais completo e permite a ligação com os EUA, Europa e logo logo com o Oriente Médio e a Ásia.

E se o programa começa a oferecer mais opções de resgate de bilhetes, a facilidade de emissão também começa a pesar no comparativo: enquanto a TAM só emite bilhetes de voos operados por ela mesma pelo site, onde cobra valores proibitivos, a Gol colocou toda a rede no site do Smiles, permitindo que cada um procure o trecho e data que preferirem. E, uma vez que haja disponibilidade, os valores são fixos: 35000 milhas para classe econômica e 52000 para executiva. No Fidelidade,os preços variam de acordo com a temporada (alta ou baixa), destino e classe. Normalmente, bilhetes emitidos pelas Cias da Star Alliance exigem menos milhas que os emitidos para voos TAM; no entanto, a emissão só pode ser feita pela Central de Atendimento - pelo menos, o atendimento é rápido.

Mas a história não deve parar por aí. Com a fusão da TAM com a LAN, a partir de hoje os cadastrados no Fidelidade podem emitir bilhetes LAN e, da mesma forma, os cadastrados no LanPass (o programa da LAN) podem emitir bilhetes TAM. Com isto poderemos ver um aumento na disponibilidade de assentos, principalmente para voos na América Latina. A parte ruim é que a LAN faz parte da One World, uma outra aliança global concorrente da Star Alliance e, conforme já informado pelo presidente da TAM, a empresa deve entrar para esta mesma aliança ou ficar independente (como o Smiles). Mas nada ainda está definido e, pelo menos por enquanto, podemos aproveitar a janela de tempo com a LAN e a Star e viajar a vontade!!!

Até o próximo post com mais novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário